domingo, 23 de agosto de 2015

Qual sua atitude perante a crise?

Na internet, no rádio, na Tv e nos jornais, ela está em todos os lugares: a crise. É a resposta e a queixa para todo e qualquer assunto. Seja onde for sempre tem alguém fazendo propaganda dela. Não, não estou dizendo que não exista e muito menos sugerindo uma atitude ingênua diante do cenário, mas o fato é que se nos deixarmos envolver e tão somente nos concentramos nela, aí o barco certamente afunda.

O que fazer então? Desenvolver algumas habilidades que momentos como esse exigem. Acredito que a principal delas seja a capacidade de encontrar soluções. Sim, porque quem se ocupa em resolver sai à frente daquele que está pré-ocupado apenas com o problema.  Como diz a frase de autor desconhecido “se você não pode mudar as circunstâncias, mude a perspectiva”.

Algumas dessas atitudes podem te ajudar:
1) Seja Resiliente: a palavra resiliência é um termo que veio da ciência e está ligado à capacidade de flexibilidade de objetos e materiais que voltam ao estado natural após sofrerem pressão. Quem se mantem assim encara as mudanças e dificuldades como oportunidades.
2) Tenha inteligência emocional: não adianta ficar nervoso ou ansioso demais. Isso vai prejudicar não só sua saúde como a da sua empresa. Como disse o psicólogo português Fernando Rodrigues “A emoção é a base da decisão e da nossa reação ao futuro”.
3) Busque o autoconhecimento: quem se conhece sabe onde estão suas forças e trabalha para potencializa-las. Assim desenvolve a autoconfiança para encarar os desafios.
4) Mantenha uma atitude positiva: diferente de ter apenas pensamentos positivos. Ter atitude é incorporar uma nova mentalidade. É resistir ao baixo astral. Afinal se o cenário é ruim de nada vai adiantar reclamar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário